quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Párticula de Deus x Gênesis.




Esses dias, em uma conversa “filosoficamente” sutil com meu colega de trabalho, discutimos -  e aqui preciso abrir um parêntese sobre a discussão, pois que, eu me considero um “espírito livre” (embora não existam espíritos livres no contexto literal da expressão) e ele, meu colega, é praticante de uma religião ( que  não cabe citar o nome) – sobre a criação do universo.
O que nos levou a tal embate filosófico foi uma reportagem no jornal que falava sobre um pesado investimento financeiro em aceleradores de partículas. A reportagem trazia à tona uma busca épica da ciência moderna: o tal do Bóson de Higgs, ou a Partícula de Deus:

"Proposto em 1964 pelo escocês Peter Higgs, o Bóson seria o responsável por dotar de massa tudo o que existe no universo, transformando gases em galáxias, estrelas e planetas. A partícula também possibilitaria o surgimento da vida na terra e, talvez, em outros locais do cosmos. " (wikimotherfuckerpédia).
- Não sei por que os cientistas investem dinheiro neste tipo de pesquisa?
- Por que não? Respondi.
- Cara, não vê que eles querem é destruir a Bíblia?
- Como assim destruir a Bíblia?
- Eles querem comprovar esse tal de Big - Bang e mostrar que não foi Deus quem criou o Mundo!
- Ué, mas se eles comprovarem a existência do Big - Bang, isso ainda não prova que não foi Deus quem criou o universo e, por conseguinte, o mundo em que vivemos.
- Uhm... Como assim? Deus criou o mundo conforme a Bíblia descreve, você não acredita?
- ... Sei lá se eu acredito! Na verdade, o que eu acredito é que uma coisa complementa a outra. Tipo, nem a Bíblia e nem a ciência estão de todo certo, e, também isso não significa dizer que eles estejam errados. Só acho mesmo é que a Bíblia está escrita de maneira metafórica e que a ciência tenta traduzir essas metáforas de forma a torná-las "palpáveis". Embora, muita coisa neste universo seja inefável, creio que a ciência tenha conseguido se aproximar do mistério do criacionismo de uma maneira bem contudente.
- Ah! sei lá, eu acho que eles investem dinheiro demais em coisas desnecessárias. Tipo essa pesquisa aí!
- Eu não acho esse tipo de pesquisa desnecessária. Aliás, acho muito interessante, pois a origem do universo é uma das coisas que mais me intriga nessa vida. Quero dizer, não só a mim... Acho que todo mundo um dia se faz esse tipo de questionamento. E a propósito, se Deus nos deu o intelecto, acredito que a sua proposta era justamente essa: a de que usássemos ele para algum fim.
- Mas eu acredito que há coisa que não se devem questionar, e sim, somente aceitá-las!
- É, eu sei bem disso. Na verdade, esse é um dos alicerces de todas as religiões: que você naõ questione muito as coisas.
Houve um silêncio de concreto depois dessa minha última fala, e o assunto tomou outros rumos.
...Sei lá Mano, acho que todo mundo é livre para acreditar no que quiser, porém, não acho que você deva aceitar nada sem antes questionar. E é só!
-... Ei garotinha, você quer uma bala?

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Um Camaleão dentro de um Aquário...Ou, numa linguagem mais Denotativa, alguém que Vive uma flexível versão de Si mesmo. Não morreria por quem sou agora, mas, talvez, por quem poderia vir a ser amanhã... Dentro do Aquário, quer dizer que estou dentro da VIDA....Quer dizer que VIVO! E este Blogue, nasceu com o único propósito de Descarregar algumas das minhas Ilusões, dos pensamentos, dos contos que Pairam pela minha Mente, das coisas que já fiz...Enfinx, é uma mistura de Diário da vida com Um diário de uma imaginação...